quarta-feira, 18 de maio de 2016

As Curvas de Brasília


Já viram uns moveis vintage de desenho impecável, que trazem na frente as colunas das construções de Brasília, criadas por Oscar Niemeyer? São lindos, não é? Esses moveis tem história e foram criados em 1961, especialmente para participar da famosa feira Expo 62, em Seattle, nos Estados Unidos, quando o mundo ficou conhecendo o que poderia ser a civilização do século 21.
Só pra vocês terem uma ideia, quando Brasília foi construída (de 1956 a 1960), o mundo fervilhava com a ideia de novas tecnologias e conhecimento cientifico. Em 1957 a Rússia tinha acabado de lançar no espaço o primeiro satélite artificial da humanidade, de nome Sputnik, que caiu depois de três meses fazendo bip-bip no espaço. E no ano seguinte os Estados Unidos criaram a NASA, agencia especializada em exploração espacial.
Só se falava de futuro no início dos anos 60, e em século 21, espaço sideral, seres extraterrestres... e a nova capital do Brasil era a materialização de todas essas ideias. A imprensa internacional na época chamava a cidade de Lucio Costa e Oscar Niemeyer de “a capital do ano 2000”, “uma das cidades mais originais e emocionantes do século 20”, o “protótipo urbano de uma nova civilização”.

Por isso nada mais coerente que Brasília, a nova capital, representasse o Brasil na “Exposição do Século 21”, mais conhecida como Expo 62, uma feira internacional gigantesca, que reunia cientistas e criadores de vários países, mostrando as projeções para o futuro nas áreas de indústria e comercio, armamentos, eletrodomésticos, automóveis e entretenimento. A feira foi um enorme sucesso. Inaugurada pelo presidente Kennedy, ficou seis meses aberta ao público, atraindo cerca de 10 milhões de visitantes. Dos produtos apresentados nessa feira, alguns ficaram para sempre: os precursores do computador portátil, os fornos de micro ondas e o desenho animado Os Jetsons.
---
Foi dentro desse contexto que a indústria Broyhill, do Missouri, criou a sua linha de móveis especiais para a feira, de nome Broyhill Brasilia. Essa empresa fez algumas grandes linhas de mobiliário na década de 60, e uma das mais populares do vintage foi a BroyhillBrasília. O sucesso foi imediato e colaborou para que a classe média americana, de costa a costa, mobiliasse suas residências, agora refrigeradas, com as ‘curvas arrebatadoras e linhas limpas’, da capital brasileira. Os moveis venderam muito, foram o carro chefe da empresa por todos os anos 60, até pararem de ser fabricados em 1970.
-----
Nos folhetos de lançamento da linha na feira de Seattle, os fabricantes informam que discutiram com Niemeyer durante dois anos para chegar ao design das peças, o que transforma os móveis Broyhill Brasilia nos primeiros produtos com direitos autorais na área do design de mobiliário no mundo.
-----
Os móveis são feitos em nogueira, com inspiração nas colunas do Palácio da Alvorada e da Catedral Metropolitana. As curvas de Niemeyer estão presentes nas portas de armários, nas estantes, nas frentes de gavetas, pernas de mesas e encostos de cadeiras e até nos puxadores feitos em bronze, delicados e fortes ao mesmo tempo.

Como deixaram de ser fabricados nos anos 70, são hoje artigos de colecionador, vendidos em leilões e antiquários por preços muito altos. Existem até negociantes especializados nessa linha, muito procurados por colecionadores em sites na internet. Eu já vi uma lindíssima estante Broyhill Brasilia num antiquário do Rio, e foi nesse momento que me apaixonei...Pra quem tiver uma graninha mais folgada e facilidade com transporte internacional, os móveis Broyhill Brasilia tambem podem ser encontrados na Etsy e no E-Bay. Aqui no Brasil só procurando em antiquários especializados em móveis vintage...


















Nenhum comentário: