quinta-feira, 2 de junho de 2016

O equilíbrio precário de todo dia

Tirei o dia pra arrumar esse espaço em que trabalho - é muito papel, livro, pasta, disco de backup, canecas de chá vazias, embalagem de biscoito, contas a pagar... e os gatos adoram subir e deitar em cima da mesa na madrugada, por isso pode acrescentar à bagunça mais uma porção de pelos.
Fico querendo deixar tudo impecável, mas me perco olhando coisas, e é  claro que não vai dar tempo de terminar hoje. É sempre assim.
---

E no meio desse caos em que me encontro no momento, me caiu nas mãos um texto sobre Eugenio Barba e o 'Equilíbrio Precário'.  É a tese de mestrado de uma amiga, uma "atriz buscadora", que estuda Antropologia Teatral. Gostei muito de ler quando recebi alguns anos atrás e hoje a sua releitura foi muito benvinda.






Barba é um dos mais importantes diretores de teatro contemporâneo do mundo, criador de um método de preparação de atores e bailarinos que ficou conhecido como Teatro Antropológico.
Entre outras idéias e enunciados, é de Barba a idéia do Equilíbrio Precário. Primeiro ele mostra que o equilíbrio é a capacidade que a gente tem de se manter ereto e se mover dessa maneira no espaço. Quando esse equilíbrio é ameaçado de alguma forma (como andar olhando pra cima, por exemplo), o corpo tem que criar uma série de tensões diferentes pra impedir que a gente caia.

O que Barba propõe é que o corpo do ator ou dançarino prolongue essa tensão, essa ameaça, até o limite máximo, como um elástico esticado, e de repente se solte. A partir daí, o ator precisa apenas confiar, relaxar e se entregar, obrigando o corpo a se reorganizar e ir buscar em memórias celulares o que ele sabe fazer com esforço mínimo (comer, respirar, beijar, por exemplo). 











A proposta é muito mais complexa que isso, envolvendo exercícios e técnicas que não domino bem. Mas em resumo, a ideia é um não movimento dentro do movimento. Intenso na sua simplicidade.
É uma técnica, que pode ser feita com as pernas, os pés, os braços. Ou mesmo um trabalho interior, tão eficaz quanto. Os atores e bailarinos treinam muito pra conseguir, mas os resultados são espetaculares. 

Relendo esse trabalho da minha amiga, fiquei com a certeza de que isso pode ser levado pra vida cotidiana de qualquer um. Da minha principalmente... 
Encontrar um nicho de segurança no meio do caos, da tensão permanente, do estresse. E relaxar.
Quem sabe a vida será mais fluente e menos dura. 

 Conheço uma musica italiana que fala justamente do equilíbrio precário...

2 comentários:

Luciana Nepomuceno disse...

andamos trocando coincidências, eu, Renata, Rita, Cláudio... pois bem. A dissertação de mestrado de uma das minhas amigas mais próximas tem como autor de referência... yes, Barba.

Roberta de Felippe disse...

Me identifiquei com a parte dos pelos, meus gatos também os deixam em meio à minha bagunça organizada e... quer saber? Eu nem me importo. Encontrei seu blog na Central do Textão e adorei a forma como você se expressa. Voltarei.