domingo, 26 de junho de 2016

Sopa mágica pra curar a gripe.




















Tem uns dois dias que estou enrolada com uma gripe pesada, ontem tive até febre. É aquele quadro clássico: o corpo dói, a cabeça parece que vai abrir ao meio e a vontade de ficar na cama é maior do que tudo. Também não quero ver ninguém e nem comer nada.  O que eu queria mesmo, e nem tenho vergonha de dizer, era um colo quentinho e macio, uns cafunés na cabeça, abraços e beijinhos até ficar boa... ah... 
(acorda Beth, deixa de ser carente).

Aí me lembrei de uma tradição lá de casa, que a minha avó fazia pra todas essas ocasiões de coração partido ou fraqueza momentânea. Era tiro e queda. Uma sopinha quente de fubá com espinafre. Nada mais confort food que isso. A minha salvação...
Não tinha espinafre na geladeira, mas tinha couve na horta e aí troquei sem nem pensar. Os dois são ricos em ferro, o que é ótimo para o sistema imunológico. E como estou gripada acrescentei gengibre, que limpa as vias respiratórias e dá um gosto especial pra qualquer alimento. Vou dar a minha receita, mas acrescento que você pode mudar da maneira que quiser, e de acordo com o que estiver disponível na sua geladeira.

Essa é a receita de minha avó.

2 dentes de alho bem picados
1/2 cebola média picada
6 colheres de sopa de fubá
4 xícaras pequenas de água 
2 folhas de couve ou qualquer outra verdura cortada bem fininha 
1 colher pequena de gengibre ralado 
Sal a gosto


Como fazer
Em uma panela alta e em fogo médio, refogue o alho e a cebola em um fio de óleo até dourar (as vezes ela trocava o óleo por manteiga. Eu prefiro manteiga, fica mais saboroso). Acrescente o gengibre, o sal e deixe pegar gosto. Em seguida coloque o fubá. Minha avó jogava o fubá diretamente na mistura, mas quem não tem o hábito corre o risco de empelotar a sopa. Quem preferir pode diluir o fubá com um pouco dágua antes de colocar no fogo. Deixe cozinhar por cerca de cinco minutos, e mexa sempre para não queimar. Acrescente a couve picada, misture e deixe cozinhar por mais um minuto ate engrossar.  É melhor usar uma panela alta, porque a sopa borbulha muito e pode queimar a sua mão, como aconteceu comigo.
Desligue e está pronto!

8 comentários:

Cláudio Luiz disse...

sopinha de fubá é total confort food. tem a versão doce, que eu tomava na escola.
gostaria.
desejar cafuné e beijinhos é carência? putz, tô carente
gostaria. também.
eheheheheh

Renata Lins disse...

Concordo com o Claudio, quem não deseja cafuné e beijinhos?
E eu não conheço sopa de fubá.... vou experimentar fazer um dia desses.
Beijos!

BethS disse...

gente, não gosto nem de comentar.
mas ando numa carência que dá dó.
sinto falta de um abraço encaixado, de um soprinho no cangote, beijinho na boca... e tudo o mais...
aff...
hahahahaha

Diz disse...

Deve ser uma delícia. Se cuide. Que tal própolis? Curo gripe c própolis- 25 gts 3 x dia.
bjs

Walther Holmes disse...

Ah, Beth... Minha avó preparava essa sopa com couve também mas, ao invés do gengibre, colocava rodelas fininhas de pimenta-dedo-de-moça... sem sementes pra não arder muito!
Beijos e estou amando o blog!

BethS disse...

acho que essa sopinha tem a cara de avó mesmo.
e ela dá margem pra gente alterar conforme nossa disponibilidade de ingredientes. eu coloquei gengibre por causa da gripe, já que o gengibre é antibiótico natural. e também porque gosto e uso muito.
mas pimentinha também deve fica maravilha.
saudades de você, walthinho!!
venha mais...

BethS disse...

eliane, uso propolis sempre.
alias, estou tomando outro remédio de avo, uma boma atômica que mistura um dente de alho + gengibre + um limão... tudo cortado e fervido junto, como um chá. adoçado com mel de propolis. se a coisa estiver braba, ainda põe umas gotinhas de propolis.
a gente toma, de preferencia à noite, sua pra caramba e melhora a cada dia.
prefiro esses remédios que os de farmácia...
beijo!

Anônimo disse...

Fiz a minha com brócolis bem picadinho e ovo batido 😋. Marido viajando e estou com uma tosse psicológica me matando. Espero que essa sopinha possa me confortar um pouquinho. Delicinha